segunda-feira, 6 de julho de 2009

Roçado sustentável gera renda a pequenos produtores do Acre

Uso da mucuna preta elimina a necessidade do fogo nas propriedades


O roçado sustentável é um programa desenvolvido pela secretaria de agricultura e produção familiar (Seaprof) que elimina a necessidade de uso do fogo e garante a segurança alimentar de pequenos e médios produtores.

Na propriedade de doze hectares do seu Severino, localizada no ramal Espinhara no município do Bujari a 20 km de Rio Branco, funciona uma unidade demonstrativa do roçado sustentável. Murilo Matos, técnico da Seaprof, explica que o uso da mucuna preta recupera recuperar o solo desgastado.

Além do feijão, seu Severino cultiva mandioca e milho. Com pouco investimento e orientação técnica adequada, o produtor comemora a segunda safra de milho no ano, a safrinha.

Com o apoio da Seaprof seu Severino resolveu investir também nos sistemas agro-florestais. Nesta área de cerca de dois hectares ele cultivou mais de 20 espécies madeireiras da região, algumas ameaçadas de extinção como o mogno por exemplo.

O agricultor cultivou ainda na mesma área mulateiro, cerejeira, seringueira e dezenas de árvores frutíferas como cupuaçu e banana. Com uma renda média de cinco salários mínimos, o pequeno agricultor conseguiu provar que é possível extrair o que a floresta tem de melhor sem agredir o meio ambiente.

Um comentário:

Anônimo disse...

Essa reportagem é de suma importancia,pois alguns agricultures ainda não estão acreditando em novas alternativas, assim como o uso da mucuna,então tendo pessoas que ja estão fazendo essa tecnia pode-se ver que dar certo mesmo e que os agricultures familiares serão bem produtivos se optarem por esse meio alternativos