domingo, 5 de julho de 2009

Pesquisador encontra animais ameaçados de extinção em parque do Amazonas

Parque de Anavilhanas, no Rio Negro, tem 37 espécies de mamíferos.


Que pedaço do planeta pode abrigar 37 espécies de mamíferos, oito delas ameaçados de extinção? Em um dos lugares mais belos da Amazônia, o biólogo Bruno Marchena registrou exatamente esses números. Os animais foram avistados no Parque Nacional de Anavilhanas, no Rio Negro, a cerca de 40 quilômetros de Manaus.

Habitam o parque onças-pintadas, gatos-maracajás, jaguatiricas, cuxiús, tatus-canastra, ariranhas, peixes-bois e tamanduás-bandeiras, todos na lista oficial de animais ameaçados de desaparecer. Além desses bichos, também vivem por lá antas, veados, porcos-do-mato e dezenas de outros mamíferos.

Segundo Marchena, toda essa diversidade vem dos diferentes tipos de floresta que cobrem o parque. Além das matas altas de terra firme, há campinas, capinaranas (matas ralas), chavascais (campos alagados) e matas de igapó (matas alagadas). “É um dos locais menos modificados na Amazônia”, ressalta o biólogo.

Trilhas noturnas
Marchena estudou os mamíferos de Anavilhanas para ajudar a montar o plano de manejo do parque, que define como a região será utilizada para o turismo. A tarefa não foi fácil, já que a maioria dos bichos não dá as caras de dia. É necessário enfrentar quilômetros de trilhas no meio da mata, à noite, para conseguir avistá-los.

“Fazíamos cerca de dez horas de caminhada por dia. Algumas vezes precisou dormir no mato. Consegui visualizar espécies que eu não veria durante o dia, como a jaguatirica, gato maracajá e o tatu-canastra”, conta.

Destino turístico
Até novembro 2008, Anavilhanas era uma estação ecológica. Para estimular o turismo, o local foi transformado em parque nacional. A principal atração são as suas quatro centenas de ilhas, que na época seca formam praias de areia branca que contrastam com as águas escuras do Rio Negro.

A observação de animais também é um atrativo do parque. Não são os bichos encontrados por Marchena, contudo, que chamam a atenção dos turistas. “Não é fácil ver um mamífero. As espécies mais comuns para se ver são as aves e os jacarés”, conta o biólogo.

Um comentário:

Anônimo disse...

É interessante, uma boa informação gostei.Parabéns realmente é uma boa reportagem.*_o