domingo, 11 de abril de 2010

Abril traz chuvas e primeiras friagens do ano, diz boletim do Sipam

Domingo 11 de Abril de 2010

Chuvas dentro do normal para a maior parte do Acre e temperaturas acima da média nos próximos três meses é o que prevê o boletim climático elaborado pelos meteorologistas do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam). A partir de agora, o estado inicia transição para o período de seca, em que os dias são mais ensolarados, a umidade do ar cai e as noites tendem a ser mais frescas devido à pouca presença de nuvens.


Quanto à precipitação, enquanto em março as chuvas ficaram acima da média no Alto Acre, em abril elas tendem à normalidade na região e no restante do estado. A exceção agora será o Vale do Juruá, no oeste acriano, onde deve chover mais do que o normal. Neste mês, o esperado é chover em média 200 milímetros, já em maio as precipitações reduzem cerca de 70%, baixando ainda mais em junho.


Já as temperaturas deverão ficar um pouco mais altas do que o normal na maior parte do estado. “O fenômeno El Niño está enfraquecendo, mas ainda deve nos influenciar por mais dois meses, aumentando o calor durante o dia”, explica o meteorologista Luiz Alves. Somente o leste do Acre ficará com temperaturas dentro do normal. As friagens, caracterizadas pelos ventos e queda nas temperaturas, também começam a ser registradas no estado a partir deste mês. A primeira friagem do ano chegou na segunda (5), deixando o tempo nublado em todo o estado.


Fonte: Sipam

Nenhum comentário: