terça-feira, 27 de abril de 2010

Nível do Rio Acre já preocupa Defesa Civil de Rio Branco

 Terça-feira, 27 de Abril de 2010
Foto: Senildo Melo

As previsões de alguns cientistas de que 2010 seria o ano mais quente em uma década parece cada vez mais reais. De acordo com meteorologistas, a elevação das temperaturas na Amazônia é resultado do fenômeno El Niño, que deixou o clima até três graus mais quentes na região.  

O reflexo dessa mudança climática, que começou com a antecipação do verão amazônico, passando pelo baixo nível das águas do Rio Acre, já começa a preocupar as autoridades do município de Rio Branco.


Nesta terça-feira (27), a régua que marca o nível do Rio Acre estava em pouco mais de 4 metros. Bem menor que no ano de 2005, a maior seca da história do estado, quando o nível era de 8 metros no mês de abril.

O coordenador da Defesa Civil de Rio Branco, Cel. Gilvan Vasconcelos, disse que algumas medidas emergenciais serão adotadas para evitar que o abastecimento de água da capital sofra um colapso.

- Se for necessário vamos usar bombas flutuantes para melhorar o sistema de captação de água. É um período crítico e o nível do rio já começa a nos preocupar -, concluiu.

Os ribeirinhos também são prejudicados com o baixo volume das águas. É que eles dependem diretamente dos rios da região para escoar a sua produção até o Mercado Elias Mansour.

Nenhum comentário: