quinta-feira, 15 de abril de 2010

Café é bebida mais consumida no Brasil após a água

Quinta, 15 de Abril de 2010


Ele é muito bem vindo no café da manhã, entre as refeições, depois do almoço... Enfim, não importa a hora, o cafezinho está sempre dando mais sabor e ânimo ao dia do brasileiro. Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira da Indústria de Café mostrou que depois da água, esta é a bebida mais consumida no país.

No último ano, o seu consumo cresceu 4,15% em relação ao ano anterior. O número de brasileiros que toma uma xícara de café todos os dias aumentou de 77% para 85% de um ano para outro. Com esse aumento nas vendas, o Brasil já supera os índices da Itália e França, grandes consumidores de café.

A diversidade da bebida no Brasil é o que mais chama atenção. O preparo do café vai desde aquele “bule da vovó” até um requintado café com sorvete e creme, atualmente servido em lanchonetes e cafés mais requintados.

Mas, será que o café, assim como o chocolate, pode diminuir aquele sentimento de solidão? A pesquisa mostrou um crescimento do consumo entre viúvos, separados e mulheres. A explicação está na presença de compostos conhecidos como ácidos clorogênicos, que agem como antagonistas opióides, ou seja, reduzem a necessidade exagerada de substâncias como endorfina (a nossa morfina natural), melhorando o humor.

CAFÉ DIMINUI RISCO DE CÂNCER DE ÚTERO

Hoje comemora-se o Dia Internacional do Café, então vou falar um pouco de como essa bebida que é tão consumida pode ajudar na saúde feminina.

Mulheres que tomam muito café têm menos chance de desenvolver câncer de útero. Estudo realizado pelo Ministério da Saúde do Japão analisou 54 mil mulheres, com idade entre 40 e 69, por 15 anos. Neste período, somente 117 mulheres do total, tiveram câncer de útero.

Os pesquisadores no Centro Nacional de Câncer do Japão dividiram as mulheres em dois grupos, conforme a quantidade ingerida de café. O grupo que tomou mais de três xícaras diariamente, tinha 60% menos de chance de desenvolver o câncer, ao contrário do que tomava café menos de 2 vezes por semana. O café pode baixar os níveis de insulina o que possivelmente reduz o risco de desenvolver câncer do útero.

CAFÉ COMO ESTIMULANTE  

Uma das características mais famosas do café é seu poder de estimular o sistema nervoso, que ajuda a acordar e deixa você mais ativo. "Sem dúvida o melhor efeito do café no organismo é a ação estimulante, de deixar o corpo alerta", diz a endocrinologista Ellen Paiva

De acordo com especialistas, o consumo diário deve ser:

Até 10 anos:
De 100 a 200 ml (20 g de pó ou 200 mg de cafeína)*
De 11 a 15 anos:
De 200 a 350 ml (35 g de pó ou 350 mg de cafeína)*
De 16 a 20 anos:
De 400 a 450 ml (45 g de pó ou 450 mg de cafeína)*
De 21 a 60 anos:
De 400 a 500 ml (50 g de pó ou 500 mg de cafeína)*
Acima de 60 anos:
De 200 a 300 ml (30 g de pó ou 300 mg de cafeína)*

• Máximo recomendado por dia, dividido em quatro doses consumidas até o meio da tarde. Não é aconselhável o consumo à noite. Para crianças e idosos, é melhor servir com leite

Fonte: UOL

Nenhum comentário: