sexta-feira, 23 de abril de 2010

Erro de cálculo da Marinha deixa navio hospital encalhado no Juruá

Sexta-feira, 23 de Abril de 2010



A chegada da estiagem antecipada e um erro de cálculo da tripulação do Navio Dr. Monte Negro teriam se transformado numa combinação fatal para que a embarcação ficasse presa em terra firme numa área isolada próximo ao município de Marechal Thaumaturgo, no Vale do Juruá. Militares ainda alimentam esperança de que o Rio Volte a encher neste período.

Já fazem mais de 15 dias que a embarcação que prestava atendimento médico a ribeirinhos do Juruá, encalhou em um local do Rio identificado como Cachoeira do Gastão.

Para garantir o abastecimento de água potável no Navio, os militares estão utilizando lanchas para transportar água do Seringal Oriente que fica nas proximidades. “Estamos sobrevivendo aqui de acordo com a natureza, mas estamos bem” diz o comandante Gleiber Banus Barbosa.

A embarcação chegou ao município de Marechal Thaumaturgo dia, 3 de abril, mas teve que retornar de imediato com a vazante súbita do Rio. No retorno tocou no barranco e um dos motores parou. Segundo o comandante, o Navio teve que ser abarrancado para o concerto do motor, mas a velocidade com que as águas baixaram deixou a embarcação encalhada.

Parte da equipe médica já retornou a Manaus via aérea, os demais militares continuam a bordo a espera de uma enchente. Desde o início de janeiro, o Rio não apresentava uma vazante tão forte, mesmo assim, o comandante Gleiber Banus ainda acredita o Rio volte a subir e diz que seria necessária uma elevação de quatro metros no nível da água para desencalhar o Navio.

Com informações de Genival Moura

Fotos- Bé Lima

Nenhum comentário: