sexta-feira, 23 de abril de 2010

Transporte aéreo na Amazônia será debatido na Câmara

Sábado, 24 de Abril 2010


Por Laura Gracindo

A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio aprovou requerimento de autoria dos deputados Jurandil Juarez (PMDB-AP) e Evandro Milhomen (PCdoB-AP) para realização de audiência pública conjunta com a Comissão da Amazônia para debater os problemas da aviação aérea na região Amazônica.

O deputado Jurandil Juarez enfatizou que este é um assunto de maior importância para a região e, principalmente para o Amapá, que sofre com o atual sistema de transporte aéreo. “O Estado carece, por exemplo, de ligação aérea entre municípios importantes, entre os quais Laranjal do Jari e Oiapoque”, explicou.

Para o Juarez, é preciso debater estimular a aviação regional. Segundo ele, o duo monopólio de grandes companhias – TAM e Gol – faz com que as tarifas sejam mais elevadas, um prejuízo dos passageiros. “Hoje, se passa umas duas horas dentro de uma aeronave no aeroporto em Belém em trânsito para Macapá, sem qualquer justificativa”, disse.

Jurandil Juarez destacou que o turismo também é prejudicado pelos horários inadequados e pelas altas tarifas. “Chega-se ao absurdo de pagar mais barato num trecho Macapá-Brasília do que num trecho Macapá-Belém, porque as promoções por aqui não chegam”.

No Acre não é diferente. O Estado tem problemas estruturais sérios no aeroporto de Rio Branco. Além disso, a passagem é uma das mais caras do país. E o serviço para muitos consumidores deixa a desejar.

Nenhum comentário: