terça-feira, 6 de abril de 2010

Navio chinês derramou 2 toneladas de óleo no mar da Austrália



A Segurança Marítima do Estado de Queensland, Austrália, informou nesta terça-feira (6) que duas toneladas de óleo já foram derramadas do navio chinês que encalhou na costa do país.

O derramamento ameaça a Grande Barreira de Corais, a maior barreira de corais do planeta e importante atração turística local. Ela é composta por quase três mil pequenos recifes e mais de 900 ilhas ao longo de 2.600 quilômetros no oceano Pacífico.

O governo de Queensland disse que o navio Shen Neng 1 ficou encalhado no sábado (3) à noite em um banco de areia a 70 quilômetros do litoral, perto da ilha de Kepel, nordeste da Austrália.


O jornal "People´s Daily" divulgou neste domingo (4), com base em declarações da premiê de Queensland, Anna Bligh, que o navio corria risco de partir ao meio.

O navio, de 230 metros de comprimento, transportava 65 mil toneladas de carvão e 950 toneladas de petróleo. A ideia inicial era rebocá-lo para o porto mais próximo. Mas o objetivo agora é tentar verificar sua segurança e evitar que quebre.

Multa
Os proprietários do veículo de carga podem ser multados em até US$ 920.000, disse Bligh nesta segunda-feira. Há acusações de que viajava a velocidade muito alta e longe das rotas adequadas.

O governo australiano identificou o Shenzhen Energy Group, parte do grupo China Ocean Shipping (Cosco), como proprietário pelo navio.

As autoridades detectaram de início, após diversos voos de reconhecimento pela região, várias manchas de petróleo próximas ao navio e "um pequeno número delas a duas milhas náuticas ao sudeste da nave".

O governo local planejava salpicar a região com um composto químico para dispersar as manchas, se as condições meteorológicas permitissem.

Fonte: Folha Online

Nenhum comentário: