sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Abav 2010: Governo do Acre firma acordo de cooperação com o Mato Grosso para a consolidação da rota Amazônia-Andes-Pacífico

Evento contou com a presença do secretário de Turismo do Acre, Cassiano Marques, da secretária de Turismo do Mato Grosso, Vanice Marques, do presidente da Abav, Raimundo Morais, além do Ministro do Turismo, Luiz Barreto
 Um protocolo de cooperação entre o Estado do Acre, por meio da Secretaria de Esporte, Turismo e Lazer (Setul), e o Estado do Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento do Turismo (Sedtur) foi assinado nesta quinta-feira (21) durante reunião do Fórum de Secretários e Dirigentes de Turismo (Fornatur) para a consolidação da rota do Amazônia-Andes Pacífico com voo regular entre Rio Branco-Lima-Cuzco.

O evento foi realizado durante o Congresso Nacional da Associação Brasileira das Agências de Viagem (Abav), no Rio Centro, Centro de Convenções do Rio de Janeiro, e contou com a presença de todos os secretários de turismo dos Estados, inclusive do secretário de Turismo do Acre, Cassiano Marques, e a secretária de Turismo do Mato Grosso, Vanice Marques, o presidente da Abav, Raimundo Morais, e do Ministro do Turismo, Luiz Barreto.

Na prática o documento autoriza os governos do Acre, Rondônia, Amazonas e Mato Grosso a desenvolverem ações efetivas para a promoção do turismo internacional entre Brasil e Peru, por meio da nova rota Pantanal-Amazônia-Andes-Pacífico.

O secretário Cassiano Marques destacou também a conexão regular terrestre entre Lima – Cusco – Rio Branco – Cuiabá – São Paulo, que passa pela conclusão da Estrada do Pacífico, prevista para ser inaugurada na primeira quinzena de dezembro de 2010.

O fortalecimento dessa rota internacional foi possível graças ao protocolo assinado em 13 de abril de 2008, como produto turístico integrado entre os dois países, e o esforço de desenvolvimento e promoção de roteiros integrados na Amazônia por autoridades públicas e representantes do trade turístico nacional.

O ato vai promover a partir de agora um aumento na oferta de pacotes turísticos pelas operadoras e agencias de viagens. Além de abrir novas oportunidades para o turismo de lazer e de negócios contribuindo para o desenvolvimento do Acre.

Nenhum comentário: