quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Livro reúne cerca de 80 fotografias aéreas de geoglifos do Acre

Quarta-feira, 20 de outubro de 2010
 
Indisponivel/Indisponivel

Obra também avalia potencial turístico de roteiros aéreos para conhecer os geoglifos. (Foto: Edison Caetano/ Divulgação)

Após sobrevoar áreas em todo o Acre e captar centenas de imagens, quatro fotógrafos montaram um livro que mostra parte dos geoglifos encontrados no estado. Lançado recentemente, o livro "Geoglifos: Paisagens da Amazônia Ocidental" reúne cerca de 80 fotografias de intervenções na vegetação, feitas por populações que habitavam a região antigamente.

O livro faz parte de um projeto que estuda geoglifos no Acre há 5 anos, segundo o arqueólogo Alceu Ranzi, que ajudou a organizar a obra ao lado das pesquisadoras Denise Schaan e Antônia Damasceno. As fotos foram registradas por Diego Gurgel, Sergio Vale, Edison Caetano e Maurício de Paiva.

Foto: Edison Caetano/ Divulgação

Segundo arqueóloga, locais serviam como centros cerimoniais. (Foto: Edison Caetano/ Divulgação)

Ranzi acompanhou a maior parte dos voos feitos para a captação das fotografias. "Não é difícil identificar um geoglifo do alto. Hoje, já temos uma boa ideia sobre onde eles estão e quantos são, mas o trabalho continua. Encontramos uma espécie de 'eldorado' pra ciência", diz o arqueólogo.
Segundo Ranzi, hoje há cerca de 300 geoglifos conhecidos no Acre. "Uma das conclusões da arqueóloga Denise Schaan no livro é de que eles representariam centros cerimoniais.

"Pelos formatos geométricos e também porque existe pouquíssima cerâmica no interior deles, que quase sempre ocorrem em regiões altas, planas e perto de nascentes de água", diz Ranzi.

 Fonte: Globo Amazônia

Nenhum comentário: