sábado, 2 de outubro de 2010

Solo do Acre tem características únicas, dizem pesquisadores

Sábado, 2 de outubro de 2010

O solo do Acre tem características específicas e pouco comuns no restante do país, segundo pesquisadores que realizaram uma expedição pelo Estado entre os dias 12 e 17 de setembro. Durante a 9ª Reunião Brasileira de Classificação e Correlação dos Solos, cientistas recolheram amostras de solos da região com o intuito de aprofundar o conhecimento sobre a área, ainda pouco estudada.

De acordo com Lucielio Manoel da Silva, analista da Embrapa no Acre e um dos organizadores da expedição, o solo do estado tem características que não se enquadram em nenhum padrão do Sistema Brasileiro de Classificação dos Solos (SiBCS). "O solo do Acre ainda é muito pouco estudado. Em algumas regiões, identificamos alta fertilidade, onde não é necessário adubar nem colocar calcário para plantar. Existem poucos solos assim", diz ele.

Foto: Divulgação

Cientistas selecionaram 11 perfis de solo do estado e enviaram a pesquisadores de todo o país para análise. (Foto: Divulgação)

A alta fertilidade dos solos do Acre pode ser explicada, em parte, pela formação geológica da região, segundo Silva. A área é influenciada pela proximidade com a Cordilheira dos Andes. 

Uma das substâncias mais comuns no solo do estado é o alumínio. De acordo com Silva, a concentração de alumínio no solo é, em algumas regiões do Acre, cerca de 30 vezes mais alta do que o teor que a maior parte das plantas resistem. "O alumínio pode impedir as plantas de se desenvolverem, mas isso não ocorre no Acre e caracteriza um tipo de solo para o qual não existe classificação", diz ele.

Agrônomo do Centro Nacional de Pesquisas de Solo da Embrapa e membro do comitê do SiBCS, Humberto Gonçalves dos Santos explica que a falta de classificação é "normal". "Os métodos de análises às vezes não estão adequados às características do solo do Acre. Por isso, é preciso haver mais pesquisa", diz.

Santos diz que a falta de classificação também se aplica a outras regiões, como no Sul do país e na Caatinga. "Cada bioma tem sua peculiaridade. Se houvesse uma lista das características mais incomuns, o Acre estaria no topo".

De acordo com os pesquisadores, o perfil do solo do Acre exige técnicas de manejo diferenciado. Da mesma forma, algumas características poderiam ser aproveitadas por indústrias distintas, como a da cerâmica ou de construção civil, já que o estado engloba áreas com argilas altamente pegajosas e outras com bastante areia.

A partir da expedição, os cientistas selecionaram 11 perfis de solos do Acre.

Fonte: globoamazonia

Nenhum comentário: