quarta-feira, 8 de julho de 2009

Arte e Consumo no Igarapé Fundo

Documentário sobre o igarapé inicia gravações nesta quinta-feira.

Por Miriane Teles
O projeto “Consumo Consciente – Cinema e Cidadania” aprovado no edital Arte e Consumo 2008 do PROCON inicia as gravações nesta quinta-feira (9). O objeto documentário é o Igarapé Fundo, que corta a Zona de Atendimento Prioritário da Nova Estação – ZAP 3, englobando os bairros: Manoel Julião, Nova Estação, Vila Ivonete, Monte Alto, Isaura Parente, Jardim América e Conjunto Esperança, uma das regiões mais populosas de Rio Branco.

O documentário tem sido concebido coletivamente, desde o dia 29 de junho está ocorrendo um mini-curso de cinema no Horto Florestal. Ele conclui hoje a parte teórica, que está na fase de oficinas técnicas de produção cinematográfica. O grupo de alunos é formado por jovens, associados da Assacine, estudantes do Colégio Estadual Dom Aguiar, que está localizado na ZAP 3 e interessados por cinema. Eles optaram pela a área de trabalho no documentário, sendo: direção, roteiro, produção, câmera e som. E foram capacitados.

A questão do consumo consciente foi trabalhada de forma profunda, pois tudo isso foi antecipado por palestras do PROCON sobre o tema “Consumo Consciente”, outra com membros do Catar sobre a visão de quem trabalha com produtos reutilizáveis e a do filósofo Marcos Afonso acerca da ética envolvida no ter, ser, tempo e espaço.

Documentário é um gênero que tem como marca o compromisso com a exploração da realidade. “Na pesquisa encontramos personagens interessantes, como uma senhora que mora próximo do igarapé e escreveu a punho um livro a história dele”, conta a aluna da oficina, Maíra Menezes e acrescenta o coordenador do projeto, Gilberto Ávila que a história do igarapé terá uma nova perspectiva pelo olhar do documentário.

As gravações prosseguem até dia 17 desse mês. A fase seguinte é a edição e finalização com perspectiva de lançamento no mês de outubro. “A expectativa é a melhor possível, uma vez que o caráter social e ambiental do documentário tem nos revelado surpresas positivas para o trabalho” conclui a produtora, Talita Oliveira.

Mais informações no blog: http://cinemaecidadania.wordpress.com/

Um comentário:

Anônimo disse...

I love zap 3